Perguntas Freqüentes

Perguntas Freqüentes


VIII. OUTRAS INFORMAÇÕES

 

1. Onde obter a documentação técnica para emitir NF-e?


Toda a documentação técnica do projeto está disponível no Portal Nacional da NF-e, no endereço: www.nfe.fazenda.gov.br , menu “Legislação e Documentos”, link “Manual de Integração”. Registramos, também, que neste mesmo menu, está disponível o link para o Manual de Contingência.


2. Quais os canais de comunicação das empresas com a SEFAZ?


As Secretarias de Fazenda, Finanças e Tributação estabeleceram canais de comunicação conforme as suas respectivas políticas.
Consulte o site da SEFAZ de sua circunscrição.
Em Minas Gerais é disponibilizado, via Central de Atendimento, os serviços de atendimento nos seguintes endereços:
http://www4.fazenda.mg.gov.br/faleconoscoservico/ e centraldeatendimento@fazenda.mg.gov.br (para mensagens com anexo utilize preferencialmente esse endereço).


Telefones:
155 para todo o estado de Minas Gerais;
(31) 3303.7999 para outros estados e países.

Horário de Atendimento:
De 07h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

Atenção: Após o horário de atendimento mencionado, o telefone (31) 3217-6680 poderá ser acionado APENAS para confirmação se o ambiente de recepção da SEFAZ/MG está REALMENTE FORA DO AR; não esclarecendo qualquer outra dúvida.
Para esclarecimentos gerais sobre o Projeto Nota Fiscal Eletrônica, consulte o serviço gratuito Nacional, através do número 0800-9782338.


3. O que é uma Sefaz Virtual?


A Sefaz Virtual é uma unidade centralizadora capaz de autorizar NF-e de contribuintes de unidades federadas diversas.

A Sefaz Virtual foi concebida para auxiliar as UF a autorizarem NF-e. Atualmente existem duas Sefaz Virtual, a Sefaz Virtual localizada no Estado do Rio Grande do Sul e a Sefaz Virtual do Ambiente Nacional, baseada no Serpro.