Ambiente de Produção

  Ambiente de Testes (Homologação)

Após"Autorização de Uso" a Secretaria de Fazenda Estadual disponibilizará consulta, a partir da chave de acesso na Internet, para o destinatário e outros legítimos interessados. A consulta pública de uma nota fiscal eletrônica autorizada em Minas Gerais poderá ser feita neste portal, digitando-se a chave de acesso da NF-e constante no respectivo Documento Auxiliar da NF-e (DANFE) ou capturada através de leitor de código de barras unidimensional.

A NF-e pode ser consultada tanto no site da SEFAZ autorizadora quanto no Ambiente Nacional (Portal Nacional da NF-e). A eventual ausência momentânea da NF-e para consulta no Ambiente Nacional não é condição suficiente para refutar a validade do documento, desde que ele conste como autorizado no site da SEFAZ autorizadora. Essa situação pode ocorrer devido a problemas de sincronismo entre as bases de dados do Ambiente Nacional e a SEFAZ de origem do emitente.

A consulta da validade, existência e autorização de uma NF-e é obrigatória por parte do destinatário da NF-e. Nos termos da cláusula décima, parágrafo primeiro, do Ajuste SINIEF 07/05, com redação dada pelo Ajuste SINIEF 04/06: "§ 1º O destinatário deverá verificar a validade e autenticidade da NF-e e a existência de Autorização de Uso da NF-e."